Engenharia de Produção
A Engenharia de Produção surgiu com o desenvolvimento da Revolução Industrial, particularmente com a necessidade de organizar e administrar complexos sistemas de produção industrial a partir do Século XIX. Para os resultados obtidos na Segunda Guerra Mundial foi necessário um impulso no desenvolvimento de métodos de otimização (na época chamada de pesquisa de operações). Desde então a Engenharia de Produção vem evoluindo de modo dinâmico, com o desenvolvimento da Indústria de bens e dos Sistemas de Serviços. A Engenharia de Produção acompanha e impulsiona a evolução das práticas associadas à competitividade das organizações.
Segundo o International Institute of Industrial Engineering e a Associação Brasileira de Engenharia de Produção:
“Compete a Engenharia de Produção o projeto, a implantaçao, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrado de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologia, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto de engenharia”.
Histórico na UFPE
A atuação da UFPE na área de Engenharia de Produção teve início em 1973, através de Pós-Graduação Lato Sensu, tendo atuado como Stricto Sensu (mestrado) por quatro anos até 1985.
No segundo semestre de 1996 a UFPE estabeleceu um Plano Diretor para a área de Engenharia de Produção, que foi implantado desde então. Este plano propiciou uma ação de integração de pesquisadores que atuam na área, através da elaboração do projeto para criação, em 1997, do PPGEP (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção). Iniciado em março de 1998 o PPGEP foi credenciado pela CAPES em agosto do mesmo ano (1998), começando suas atividades com o curso de mestrado acadêmico, com conceito 4.
Antes do início formal do PPGEP, as atividades Stricto sensu em Engenharia de Produção vinham sendo inseridas em outros Programas de Pós-Graduação da UFPE, através de áreas de concentração ou linhas de pesquisa correlatas. Este fato ocorreu após 1985, provocado pela elevada demanda da sociedade nesta área.
Assim, a UFPE pode colocar no mercado, engenheiros e profissionais de áreas afins capazes de atuar na competitividade, planejando processos e produtos (em bens e serviços) com níveis de competitividade crescente.